-
Arquitetos: José Peña
- Área: 42 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Sebastián Aguilar
-
Fabricantes: Autodesk Media and Entertainment, CHC, Cbb ReadyMix, GRAPHISOFT, MK
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado nas encostas do vulcão Villarrica, perto de Pucón, na região de Araucanía. Um terreno de meio hectare, quase totalmente coberto de carvalhos e algumas rochas que atentam para sua forte atividade vulcânica. Além da casa existente, há um espaço vazio, uma clareira dentro da floresta, onde foi decidido localizar o projeto para essa nova área.
O desejo do cliente era encontrar um espaço para reflexão com linhas simples para a meditação que se conectaria à natureza. Na busca por essas sensações, uma linguagem foi alcançada no mundo da arte suprematista, inspirada no artista Moholy Nagy. Através dessa exploração de conexões e proporções, criamos nossa própria pintura que destaca diferentes intenções espaciais, nas quais as formas não negam a plenitude que as cercam, mas fazem parte dela, com apenas algumas linhas sutis que lhe conferem sua função de habitar
Os gestos são organizados em cinco partes; primeiro enfatizar a clareira da floresta, depois desenhar um muro que limita a vista à estrada veicular que também divide o espaço interior em dois (a área da piscina com a da churrasqueira); terceiro criar um muro que limita a vista do terreno adjacente e divide a área pública da privada (a churrasqueira com a cozinha e o banheiro), quarto, inclinar o cilindro, resultando em um acesso, e quinto, acomodar as rochas existentes no local em uma área que se justapõe ao cilindro em uma ordem modular. Esse espaço de rochas possibilita uma extensão em caso de eventos com mais convidados.
A estrutura é um elemento que começa como uma parede que se eleva para funcionar como uma viga de 1,6 m de altura, sustentada apenas por sua pedra fundamental e ao chegar ao solo, sua base resistente é transformada na base da piscina. As paredes são de apoio e, ao mesmo tempo, tornam-se móveis para uso interno.
O resultado é um trabalho que, ao entrar, faz desaparecer as linhas da estrada externa e o terreno adjacente, destacando sua piscina semicircular, onde é possível ver refletidas as árvores circundantes, gerando dessa maneira uma continuidade real que não nega o que ele envolve, mas faz parte, imergindo-se na natureza.